Novidades

MENINGITE, DEVEMOS TEMÊ-LA??
12/03/2019

Estamos ouvindo falar muito da Meningite meningocócica, mas o que é exatamente esta doença?

Altamente fatal, a meningite meningocócica é uma doença bacteriana, causada pela Neisseria meningitidis (ou meningococo). Esta bactéria aloja-se nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causando inflamação. ⚠

Como ela é transmitida?  ͏

Através de contato íntimo pessoa a pessoa, gotículas de secreção e saliva. A maioria dos transmissores é assintomática (carrega a bactéria mas não apresenta sintomas da doença).

Quais são os sintomas? ❌

Os sintomas podem se agravar em horas e caracterizam-se por febre alta, dor de cabeça forte, convulsões, delírios, vômito, dor e rigidez na nuca, manchas roxas na pele, sensibilidade à luz e confusão mental. Bebês menores de um ano são mais suscetíveis à doença que neles também costuma ser mais agressiva.

E qual o tratamento? ✅

O tratamento da meningite meningocócica exige diagnóstico rápido, terapia com antibióticos e cuidados intensivos da vida.

Existe prevenção? ❓

Alguns sorogrupos são responsáveis pela maioria dos casos da doença são eles: A, B, C, W, Y. No programa nacional de imunizações do governo está disponível a vacina para a Meningite C. Esta é a mais comum em nosso meio mas não é a única a circular por aqui. O meningo C corresponde a 70% das infecções contra 20% do meningo B e 10% meningo WY.

As vacinas para meningite A, C, W e Y e Meningite B estão disponíveis apenas nas clínicas privadas e podem ser administradas a partir dos três meses de vida. É altamente recomendável fazê-las devido à grande mortalidade da doença meningocócica e risco de sequelas.

topo voltar
Disk Vacina
(54) 99123-9998
©2020 Cia da Vacina, todos os direitos reservados.